Uma ideia sugerida pelos próprios alunos do nível II agitou o cotidiano da sala da professora Daniela Orlando Grassi, da Emei Sabiá, na Vila Santa Maria. Durante uma discussão em grupo entre os alunos, em um dos eixos do Projeto Ciranda, sobre natureza e sociedade, surgiu uma questão sobre os direitos da criança e, automaticamente, vieram os questionamentos: “Por que uma criança tem direito de ter muitos brinquedos e outras não?” e “O que podemos fazer para fazer com que mais crianças tenham acesso ao que temos”.
A partir daí, as próprias crianças começaram a perceber que elas poderiam doar alguns brinquedos e roupas usadas às crianças mais carentes, com menos acesso aos bens de consumo. Foi então que a professora, junto com os alunos e pais, começou uma campanha de arrecadação.
Foram arrecadados cinco caixas com roupas em ótimo estado de uso e brinquedos seminovos. Segundo a professora, conforme ela foi explicando o assunto, eles mesmos foram achando alternativas. “Um disse que daria um carrinho, outra aluna disse que tinha um ursinho de pelúcia, alguns alunos já tinham o costume de doar o que não lhes era mais útil. “Todos ficaram muito empolgados com o projeto. Principalmente ao saber que outras crianças vão gostar de receber o que eles estão doando, algumas famílias já têm o costume de doar as roupas que não servem mais e os brinquedos que as crianças brincam pouco. E isso é muito bom, aprendem a dividir e ser solidários”, explica a professora.
De acordo com a coordenadora da escola, Dalva Storare Pupo, os pais acharam a iniciativa muito boa pois ajuda inclusive na conservação dos brinquedos, tanto em casa como na escola. “Toda a conversa sobre os direitos da criança pode ajudar muito na formação de conduta dos alunos, ajudam também na conservação dos brinquedos e objetos da escola”, disse.
Os brinquedos serão doados às crianças da Associação de Assistência ao Menor Carente de Americana – AAMA –, localizada na Vila Jones. Segundo Dalva, os brinquedos serão entregues ainda nesta semana com uma cartinha dos alunos.
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