segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prefeitura produz 45 mil pães por semana para as escolas municipais

Foto
A Prefeitura de Americana foi homenageada em Brasília, no ano passado, por ter ficado entre as finalistas na 7ª edição do Prêmio Gestor Eficientes da Merenda Escolar do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o Setor de Alimentação Escolar e, em 2010, a merenda servida no município foi considerada uma das trinta melhores do País.

Uma colocação tão significativa não se dá simplesmente pelo fato de cozinhar para crianças. A qualidade está em toda a produção dos alimentos, do suco natural, da verdura, da fruta, do arroz com feijão, ao pãozinho de todos os dias.

A padaria do setor de alimentação da Secretaria de Educação de Americana produz cerca de 45 mil pães semanais para atender mais de 14 mil alunos, entre crianças nas creches, emeis, alunos do ensino fundamental e das instituições conveniadas com a prefeitura.

A produção é diária, os pães vão para as unidades escolares fresquinhos. Só na segunda-feira, são produzidos quase 15 mil pães. Depois de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação junto às famílias dos alunos, em que foram constatados casos de alunos com intolerância à lactose, a receita do pão de semolina foi adaptada. Foram retirados o conservante, o leite e a margarina. “A receita foi reformulada para atender a todos, sem perder a qualidade e a maciez do pão”, explica Cristiano Salles, coordenador do setor de Alimentação da Prefeitura.

Os ingredientes passam pela misturadeira, amassadeira, divisora automatizada, estufa, forno, resfriamento, embalamento e distribuição. Todo esse processo chega a demorar quase quatro horas. São utilizados cerca de cinco mil quilos de farinha de trigo para a confecção dos pães por mês e cerca de 40 fornadas por semana.

Para José de Castro, padeiro há 23 anos do setor de alimentação da prefeitura, o retorno do trabalho vem com as histórias de uma geração alimentada pelo pão que ele faz todos os dias, que vai para as escolas. “Esses dias veio um jovem aqui que trabalha na prefeitura. Não o conhecia, mas ele disse que queria comer o pão que ele comia quando estudava na emei, quando era pequeno. Fiquei muito contente.” disse.

A padaria é lavada todos os dias e, em todas as sextas-feiras, já que a fornada é menor, a cozinha passa por uma limpeza geral. “Lavamos tudo, até as paredes, para garantir a higiene na cozinha”, explica o padeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário