sábado, 21 de abril de 2012


Exposições fotográficas sobre SP são atração no Centro

Casa da Imagem foi criada para ser acervo iconográfico da cidade.
Nos registros, é possível observar a transformação da capital.

Do G1 SP
Comente agora
Praça da Sé, em registro de 1946  (Foto: Aristodemo Becherini/Divulgação)Praça da Sé, em registro de 1946 (Foto: Aristodemo Becherini/Divulgação)
As mostras fotográficas Aristodemo Becherini: entre a cidade e a publicidade e A Praça Ramos de Azevedo na fotografia de Carlos Moreira são as atrações da Casa da Imagem, vinculada ao Museu da Cidade São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultural, a partir deste sábado (21), feriado de Tiradentes. Além destas exposições, será inaugurada, no espaço Beco do Pinto, a instalação Meu Chapéu Tá no Alto do Céu, da artista plástica Ana Paula Oliveira.
Com curadoria de Henrique Siqueira, a mostra Aristodemo Becherini: entre a cidade e a publicidade apresenta 24 fotografias de São Paulo, muitas inéditas, produzidas pelo fotógrafo entre 1925 e 1952. Juntamente com o irmão Henrique, Aristodemo Becherini ganhou notoriedade pela primazia na substituição de ilustrações por fotografia em anúncios publicitários. A partir de 1925, registrou com regularidade a capital.
Já Carlos Moreira fotografou a Praça Ramos de Azevedo e seus transeuntes desde a década de 1960. Em seus registros, é possível observar as transformações da cidade e a, principalmente, a diversidade de personagens que transitam pelas ruas. A curadoria da exposição é de Henrique Siqueira e Monica Caldiron.
Praça Ramos de Azevedo, foto de 1970 (Foto: Carlos Moreira/Divulgação)Praça Ramos de Azevedo, foto de 1970 (Foto:
Carlos Moreira/Divulgação)
E a artista Ana Paula Oliveira desenvolveu para o Beco do Pinto, antiga passagem de pedestres, a instalação Meu Chapéu Tá No Alto do Céu. Ao suspender seis jabuticabeiras apoiadas em dormentes retirados de antigas estradas de ferro e manter as raízes distantes do solo, Oliveira desenvolve de forma poética uma analogia a artificialidade da vida.
Casa da Imagem
A Casa da Imagem, localizada na Rua Roberto Simonsen nº 136-B, no Centro, foi criada para ser a sede do Acervo Iconográfico do município e para promover sua preservação, pesquisa e difusão, além de desenvolver ações voltadas à memória da imagem documental de nossa cidade. Fazem parte de seu acervo 710 mil fotografias, sendo que 130 mil destas foram digitalizadas, acompanhadas de suas informações catalográficas.
Vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo, a Casa da Imagem integra uma das 13 edificações históricas que exemplificam a evolução das técnicas construtivas da cidade, representando o uso residencial aristocrático na segunda metade do século XIX.
Exposições: Aristodemo Becherini: entre a cidade e a publicidade; A Praça Ramos de Azevedo na fotografia de Carlos Moreira; e Meu chapéu tá no alto do céu, obra site specific de Ana Paula Oliveira
Serviço
Local: Casa da Imagem
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136-B – Centro - São Paulo- SP
Período: de 21 de abril a 29 de julho
Horários: de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas
Telefone: (11) 3106-5122
Entrada gratuita
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/04/exposicoes-fotograficas-sobre-sp-sao-atracao-no-centro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário