quarta-feira, 18 de abril de 2012

Americana conta com farmácias em todas as unidades de saúde

Com o objetivo de oferecer medicamentos essenciais à população, a Prefeitura de Americana distribui através da Farmácia Municipal e das farmácias localizadas em todas as unidades de saúde mais de 300 tipos de medicamentos gratuitos aos usuários do SUS. Esses medicamentos são capazes de tratar a grande maioria das doenças atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Núcleo de Especialidades, Rede Nossos PAIs e unidades de saúde mental. 

A aquisição dos medicamentos para as farmácias baseia-se na Relação Nacional de Remédios Essenciais (Rename), elaborada pelo Ministério da Saúde. Em 2011, Americana gastou R$ 5.200.000,00 com a compra de medicamentos para atenção básica, alto custo municipal e em ações judiciais. 

Para obter os remédios, o paciente deve apresentar o receituário médico, comprovante de endereço e o documento de identificação nas farmácias municipais.

A distribuição de medicamentos é descentralizada. “A população pode procurar as farmácias nas unidades quando necessitarem de medicamentos. Isso facilita o acesso e faz com que o paciente não vá até a Farmácia Municipal evitando também o gasto com passagens para o deslocamento até o centro da cidade ou até que interrompa o tratamento por dificuldade de locomoção. Ele pode retirar o medicamento perto de casa”, disse o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon.

A responsável pela assistência farmacêutica no município, Daniela Batagin, explicou que os medicamentos controlados, que necessitam de retenção da receita, atualmente são entregues apenas na Farmácia Municipal, na farmácia da Regional da Praia Azul, do PAI Zanaga e PAI Mathiensen. “Em breve, o CAPS adulto, PAI Gramado, UBS Cariobinha, São Domingos e Zanaga também terão esse tipo de medicamento. Devido à complexidade e necessidade de processo específico, o Programa Alto Custo pode somente ser distribuído pela Farmácia Municipal”, explicou. “A Secretaria de Saúde quer facilitar ainda mais para o paciente que usa remédio tarja preta ou vermelha. Assim, ele não precisará mais procurar apenas a farmácia do Centro”, acrescentou Daniela. 

Além das farmácias localizadas nas unidades de saúde cujo horário de funcionamento é das 7h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira, os medicamentos também podem ser retirados na Regional da Praia Azul (das 7 às 16 horas) e nas unidades PAI (Pronto Atendimento Imediato). No PAI Zanaga a farmácia abre todos dos dias da semana, das 7 às 19 horas, no PAI Gramado e PAI Mathiensen, de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. Até o final de abril, a farmácia do PAI Zanaga vai passar a funcionar 24 horas e a do PAI Mathiensen abrirá todos dos dias da semana, das 7 às 19 horas.



Confira os endereços das farmácias em cada região da cidade:
- UBS / PAI Mathiensen – Rua das Alfazemas, 316 
- ESF Praia Azul - RUA Pará, 406 
- UBS São Vito – Rua Chucri Zogbi, 540
- UBS Guanabara – Rua Jacarepagúa, 320
- UBS Dainese – Rua JoaquimPupo s/nº
- UBS Ipiranga – Rua Itambé, 236
- PAI Zanaga – Rua Ari Barroso, 485
- UBS Alvorada – Rua dos Asteróides, 298
- UBS Cariobinha - Rua São Simão, 522
- ESF Zanaga – Rua Ribeiro Couto, 77
- UBS e PAI Gramado – Av. da Amizade, s/nº
- UBS São Luiz – Rua Galdina Santarosa, 205
- ESF Zanaga II – Rua Ademar Tavares, 185
- ESF Jardim Brasil – Rua Benedito Antonio Bertossi, 480
- UBS São Domingos – Rua Salvador Giordano, 320
- UBS Vila Galo – Rua Quintino Bocaiúva, 1.250
- UBS e PA São José – Rua Agostinho Turrão, 150
- UBS CAIC – Rua dos Ideais, 280 - São Jerônimo
- ESF Parque da Liberdade – Rua Serra do Mar, 440
- UBS Central – Rua Dom Pedro II, 81
- ESF Parque das Nações – Rua Austrália, 288
- ESF São José – Rua Caminho da Servidão, 260
- ESF Jaguari – Rua Inezita Barroso, 404
- ESF Mário Covas – Rua da Aliança, 648
- CAPS – Rua Florindo Cibin, 740
- Farmácia Municipal – Rua Dom Pedro II, 87
- Regional Praia Azul – Rua Maranhão, 1.213

Nenhum comentário:

Postar um comentário