Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15 de junho), o Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi estará aberto para receber doadores das 8 às 11h30. O setor, ao contrário das demais repartições públicas que não funcionam devido ao ponto facultativo, abrirá normalmente.
A biomédica responsável pelo Banco de Sangue, Thais Cunha, pede que os doadores compareçam. “O frio, além do feriado prolongado, provocou a queda do número de doadores. Na última sexta-feira, por exemplo, esperávamos a procura de mais de 20 pessoas, mas apenas 10 doadores compareceram. É um número baixo. O Banco de Sangue atende os pacientes do hospital que precisam de cirurgia e precisamos muito de doadores".
Fabrizio Bordon, secretário de Saúde, também faz um apelo aos americanenses. “Doar sangue é um exercício de cidadania, um ato de solidariedade. Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. A doação ajuda os pacientes que vão passar por cirurgia e vitimas de acidentes de trânsito. Por isso, quem puder, compareça ao Banco de Sangue”, pediu.
Os tipos sanguíneos que mais precisam de doadores são o B positivo, AB positivo e negativo. A biomédica explicou que o procedimento dura em média 30 minutos e que para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, ter peso acima de 50 Kg, ter idade entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos com idade de 16 e 17 anos, desde que tenha autorização do responsável.
Algumas recomendações são fundamentais ao doador: não é necessário ir em jejum, é preciso fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 4 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação.
O Banco de Sangue do Hospital Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30. O endereço é Rua Ana Almeida Pioli – Jardim Nossa Senhora de Fátima, ao lado da obra do novo Hospital Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário