quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

FEBRE AMARELA: No Brasil, as áreas consideradas de risco para febre amarela são os estados do Norte e Centro-Oeste; Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e os municípios da região de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e Sorocaba. UBS da Vila Galo amplia horário de vacinação contra a febre amarela

Devido ao aumento pela procura da vacina contra a febre amarela, a Unidade Básica de Saúde da Vila Galo está ampliando o horário de vacinação. No mês de janeiro, quem for viajar para áreas de riscos para contaminação da doença pode procurar a UBS de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. 

Fernanda Lapi, gerente da UBS da Vila Galo, percebeu que a procura pela vacina aumentou em dezembro e decidiu, em conjunto com a equipe, estender o horário da vacinação para facilitar para os usuários. “A princípio, a medida vale apenas para o mês de janeiro, mas se for necessário daremos continuidade nos próximos meses”, comentou. 

A recomendação da Secretaria de Saúde é para que atualize a caderneta de vacinação antes da viagem para evitar a infecção pela doença. A imunização é indicada para qualquer pessoa, a partir dos nove meses de idade, que for viajar a áreas consideradas de risco, especialmente para regiões rurais e de mata. Quem se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose. O ideal é que as pessoas sejam vacinadas com 10 dias de antecedência à viagem.

A vacina contra a febre amarela é oferecida na Unidade Básica de Saúde da Vila Galo, que está localizada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 1250. 

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos e diminuição da urina.

No Brasil, as áreas consideradas de risco para febre amarela são os estados do Norte e Centro-Oeste; Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e os municípios da região de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e Sorocaba. 

Para evitar transtornos, os brasileiros que pretendem viajar para o exterior precisam estar atentos a alguns cuidados de saúde e portar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) ao visitar países que o exigem como Austrália, África do Sul, Arábia Saudita, China, Egito, Uruguai e Rússia. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibiliza em seu site informações para os viajantes (www.anvisa.gov.br).


UBS - VILA GALOR. Quintino Bocaiúva, 1250 - Vila Galo , 13466-300(19) 3462-5163

Nenhum comentário:

Postar um comentário