terça-feira, 26 de junho de 2012

Em um dia, Rede Nossos PAIs atende mais de 900 pessoas

Foto
Na última segunda-feira (25) a Rede Nossos PAIs bateu recorde de atendimento. 923 pessoas foram atendidas nas unidades de pronto atendimento do PAI Zanaga, PAI Gramado e PAI Mathiensen. Se somados ao pronto-socorro do Hospital Municipal e do Hospital Infantil André Luis, os números chegaram a 1.643 atendimentos.

“Isso mostra que os moradores de Americana estão confiando no projeto. Cada unidade tornou-se referência nos bairros. Isso por um lado é bom, mas por outro aponta a necessidade de reestruturarmos a rede de atenção básica para que os pacientes procurem as unidades de urgência e emergência apenas quando necessário. Estamos estudando e projetando ações de prevenção de doenças e promoção da saúde para os moradores. Eles precisam se conscientizar de que a prevenção ainda é o melhor remédio”, avaliou o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon.

Bordon também credita o aumento no atendimento à oferta de mais médicos e uma estrutura moderna e mais adequada. “Não podemos nos esquecer também que o tempo mudou e os problemas respiratórios já estão provocando aumento no atendimento”, ressaltou. No PAI Zanaga, por exemplo, dos 220 diagnósticos preenchidos, 66 atendimentos foram motivados pela infecção aguda das vias aéreas.

A Secretaria de Saúde orienta que se procure a Rede Nossos PAIs apenas em casos de grandes desconfortos como: dor aguda intensa, febre acima de 39ºc, mordedura de animais domésticos ou peçonhentos, trauma, queimaduras, cortes e falta de ar. A má utilização das unidades de pronto atendimento e pronto-socorro ocasiona demora no atendimento, já que os casos de urgência e emergência são priorizados.

Viola em Casa tem Rodrigo Mattos e Praiano


A dupla de música caipira “Rodrigo Mattos e Praiano” se apresenta no projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, “Viola em Casa”, nesta sexta-feira, (29/6), às 20h, na Praça Divino Salvador, ao lado da Câmara Municipal. A entrada é franca.

Rodrigo Mattos ganhou o primeiro violão aos oito anos de idade. Aos 12 pediu e ganhou uma viola. “Não tinha professor e nem escola. Fui vendo e observando o jeito dos violeiros mais antigos”, lembra Rodrigo. Um ano depois grava seu primeiro trabalho.

Aos 15 anos lança seu segundo CD, que tem composições de grandes nomes da música raiz, José Fortuna, Jesus Belmiro, Lourival dos Santos, Tião Carreiro, graças a esse disco Rodrigo Mattos recebe o título de "Príncipe da Viola", eleito pelos fãs do Programa "Viola Minha Viola", apresentado pela cantora e apresentadora Inezita Barroso.

Sempre seguindo o estilo do Mestre Tião Carreiro, aos 18 anos Rodrigo Mattos recebeu um convite para mostrar seu talento nos continentes Europeu e Asiático, passou por Portugal, Espanha, França, Itália e Israel.

Praiano fez grandes parcerias com Tião Carreiro, Peão Carreiro e por último Ronaldo Viola. Começou a carreira após convite do próprio Tião Carreiro que, na época, buscava um novo parceiro para um próximo CD. O sucesso foi imediato, as vendas superaram a marca das 500 mil cópias. “O CD deu tão certo que até hoje vem sendo vendido”, disse Praiano.

Para Praiano prosseguir com sua carreira artística, vinha buscando, desde o falecimento do Ronaldo Viola, novas oportunidades mantendo sempre como meta principal a música raiz. Coincidentemente Rodrigo Mattos também estava procurando um parceiro para formar dupla, pois após dez anos de carreira solo, estava decidido a trilhar novos caminhos. E foi assim que, em 2006, surgiu a dupla “Rodrigo Mattos e Praiano”.

Sinfônica de Americana faz concerto no CCL

A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana faz um concerto no Centro de Cultura e Lazer, CCL, às 20h, nesta quinta-feira, (28/6). No repertório Arthur Bliss, Schostakovich, Villa-Lobos, Vilani-Côrtes, Zoltan Paulinyi, Debussy e Germano Fonseca. O maestro convidado é Hermes Fonseca. A entrada é franca.

O Maestro e Compositor Hermes Coelho é mineiro, natural de Timóteo, MG, e radicado no estado de São Paulo desde os oito anos de idade. É Doutorando em Música/Regência pela UNICAMP; Mestre em Música/Regência pela UNICAMP (2006); Graduado em Composição e Regência pela FAAM (1998), São Paulo; formado em Clarineta pelo Conservatório Musical Heitor Villa Lobos (1988), São Paulo. Têm participado de Cursos, Palestras e Workshops sobre regência coral e orquestral com maestros de referência internacional.

Obteve orientação do maestro Hemult Rilling no Europäisches Musikfest Stuttgart-Alemanha nos anos de 2006 e 2010. Tem estado à frente de diversas orquestras no estado de São Paulo, tais como Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, Sinfônica de Sorocaba, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica de Bragança Paulista, Orquestra L’Estro Armonico de São Paulo e na Alemanha atuou frente a Gächinger Kantoreiund Bach-Collegium Stuttgart.

Atualmente é regente do Coral do Circulo Militar de Campinas, Canto Coral Exsultate de São Paulo, regente titular de Música de Câmara Puc-Campinas e fundador, regente titular e diretor artístico da Orquestra e Coral ArsMusicalis em Campinas. Em 2011 realizou uma restauração da Ópera “A Noite do Castello” de Carlos Gomes e a apresentou em forma de Cortina Lírica no teatro do Centro de Convivência de Campinas através da Secretaria de Cultura e uma parceria com a ABAL-Campinas e fundou a Orquestra Cia. de Ópera Carlos Gomes de Campinas. É curador do Festival de Música Sacra de Campinas que prepara sua 10ª. edição para agosto de 2012.

Serviço
Quinta-feira, 28 de junho, às 20h. Entrada Franca. 
Concerto da Sinfônica de Americana
Centro de Cultura e Lazer, Av Brasil, 1293, tel 3408-8010

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prefeitura de Americana inaugura Centro de Assistência à Família e ao Idoso



Com um investimento de mais de R$ 1,2 milhão, a Prefeitura de Americana inaugurou na manhã deste domingo (24) o Centro de Assistência à Família e ao Idoso (CAFI) “Dr. Wadih Calil”. Cerca de 5.600 moradores da região do Jardim São Paulo terão, a partir desta segunda-feira, uma unidade de saúde da família com atendimento do médico da família, ginecologista, dentista, equipe de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde além de geriatra.

Diego De Nadai, prefeito da cidade, comentou que a necessidade de um posto de saúde no bairro era antiga. “Quando criança e enquanto vereador, meus avós e os moradores do bairro comentavam sobre a falta de um posto médico. Enquanto vereador, há 11 anos, fiz um requerimento sobre o assunto. Entendemos a necessidade e conseguimos colocar em prática um projeto há tanto tempo pedido”, falou durante a inauguração.

Com 447, 04 metros quadrados, o CAFI foi construído numa região da cidade que tem o maior número de pessoas com mais de 60 anos, 22% dos moradores do bairro são idosos. “Essa nova unidade de saúde representa uma mudança radical em termos de assistência à saúde trabalhando a atenção também às pessoas com mais de 60 anos. Ela vai ser a referência em geriatria em Americana que mais uma vez saiu na frente das outras cidades”, disse o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon.

Os moradores da área de abrangência do CAFI, residentes nos bairros Vila Medon, Jardim São Paulo, Vila Denadai, Jardim São José, Jardim Planalto e Jardim Glória receberão em suas residências os Agentes Comunitários de Saúde para cadastro na unidade. As pessoas com mais de 60 anos que moram nessa região poderão ser atendidas também pelo geriatra. Os médicos da rede pública de saúde receberão o protocolo para encaminhamento de pacientes que necessitam de geriatra ao CAFI. “Pretendemos ampliar essa experiência para outras regiões da cidade para facilitar e tornar o acesso mais eficiente”, acrescentou Bordon.

Durante a inauguração, estiveram presentes autoridades municipais como secretários e vereadores, membros da família do Dr. Wadih Calil e o presidente da Associação dos moradores SAB Jardins, Kleber Ferreira. Após a inauguração, houve a apresentação de Agnaldo Rayol.

O CAFI funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. O endereço é Rua das Poncianas, 900 – Jardim São Paulo.

Oito atletas de Americana sobem ao pódio na 3ª Corrida de Piracicaba


Os atletas da Associação dos Corredores de Rua de Americana e Região (Asacorre) / Secretaria Municipal de Esportes dominaram o pódio das duas provas da 3ª Corrida Turística de Piracicaba realizada no último domingo (24/06). Os americanenses também conquistaram bons resultados na cidade de Araraquara.



Os corredores Leonardo Prates e Ronaldo do Nascimento fizeram a dobradinha na prova dos 5,5 km, sendo campeão e vice, respectivamente. No feminino, Eliane Luanda foi a vencedora, que teve ainda, Marluce Santos, terminando em terceiro lugar. Na categoria 40/49 anos, Barnabé de Lima foi o grande campeão.



Mas foi na principal prova com o percurso de 10 km que os americanenses deram um show. Aleúdo Santos cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, sendo bicampeão da corrida. Tiago Silva foi o vice-campeão e Jefferson Pultrini o terceiro colocado. O evento reuniu mais de 1200 atletas.



Também no domingo, a Asacorre voltou ao pódio, desta vez, no Circuito Energia Correr e Caminhar que foi disputado na cidade de Araraquara. Nos 5 km, Admilson dos Santos foi o melhor classificado, terminando o percurso na quinta posição geral. Pelos 10 km, Geraldo Silva e Sueli Cruz ficaram na segunda colocação geral. Delcilei Fortunato ficou quinto lugar geral.



A prova contou ainda com a participação de Luiz Santos, Celso Pereira, Melques Costa e Eduardo Garcia. No próximo domingo (01/07), os americanenses competirão no Circuito Corrida e Caminhada Ecológica que será disputado no município de Sumaré.






quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cultura abre exposição sobre história de Carioba

A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana abre a exposição “Nascido em berço esplêndido” na Casa de Cultura Hermann Müller, nesta sexta-feira, (22/06), às 20 horas, com entrada franca. Participam da abertura o secretário de Cultura, José Vicente De Nardo, o diretor da Sectur, Melquesedec Ferreira e familiares de ex-moradores de Carioba.

Na Exposição são mostrados objetos - quadros, documentos, taças de campeonatos do Clube Recreativo e Sportivo Carioba e do Clube de Regatas Carioba - que contam um pouco da história de Carioba que teve sua origem em 1875 com a construção da Fábrica de Tecidos e teve sua trajetória transformada a partir do ano de 1901, quando o Comendador Müller adquiriu a empresa e iniciou o projeto da vila operária.

Construída nos moldes europeus a vila era privilegiada pela natureza exuberante com dois rios e possuía aparatos sociais como: cinema, clubes esportivos, parques, igreja, bares, grupos dramáticos, coreto para apresentações, etc. Teve seu ápice entre as décadas de 1910 e 1930 quando se rivalizava com a própria Villa Americana em importância. Foi destino de muitos turistas com as mais variadas motivações: negócios, lazer, esportivo, etc. A primeira rua pavimentada com asfalto no Brasil também é um marco do bairro.

“A família Müller a partir de 1908 passa a acrescentar Carioba a seu sobrenome, mas esse nome somente em 1930 é oficializado. Tornou-se Carioba um local de visitas obrigatório para diplomatas, escritores, artistas, homens de negócios da Europa que eram recebidos com toda a amabilidade pelo casal Franz e Albertina Muller. Carioba na década de 1910 a 1920 era um bairro que se rivalizava em importância com a própria Villa Americana. Intensa atividade esportiva e cultural se desenvolvia no bairro o que atraia os moradores de Americana e cidades vizinhas”, lembra Melquesedec Ferreira em seu texto de pesquisa sobre o bairro e completa, “Carioba foi também a matriz onde se formaram os futuros empresários de Americana, os quais adquiriam teares e passavam a trabalhar em suas casas nas horas de folga, iniciando seus familiares nos trabalhos de tecelagem. Abriram desta forma caminho à “Indústria Façonista” que caracterizou o desenvolvimento industrial de Americana.”

Em 1977 a fábrica foi fechada, porém nos anos anteriores os moradores mudaram do local e as casas demolidas. Em 1983 um acordo entre os proprietários (Família Abdalla) e a Prefeitura Municipal de Americana possibilitou a preservação de alguns prédios, entre eles a Casa Hermann que desde 2001 abriga a Casa de Cultura Hermann Müller.

“A história social desta localidade é lembrada nas falas de ex-moradores. Haverá, além da mostra de objetos, exibição de um vídeo com depoimentos destes ex-moradores. O curta é parte do projeto de história oral denominado “Prosa Cariobense” realizada na Casa de Cultura”, informou um dos organizadores da mostra, o administrador da Casa, Rogério Bortoloto. “Os objetos da exposição são também um recorte do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Municipal Dr João da Silva Carrão”, disse Bortoloto.

A exposição tem entrada franca e pode ser vista de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 10h às 16h. A Casa de Cultura Hermann Müller fica na avenida Carioba, 2001, no bairro Carioba, em Americana. Tel.: 3462-6048.
Serviço: Exposição: Carioba: Nascido em berço esplêndido

Local: Casa de Cultura Hermann Müller, Endereço: Avenida Carioba, 2001, Centro – Americana-SP, Telefone: 3462-6048

Abertura: dia 22 de junho de 2012 às 20h

Período de exposição: de 23 de junho a 06 de julho de 2012.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mountain bike de Americana conquista pódios no Four Fusion


Dois atletas da equipe de mountain bike da Secretaria de Esportes de Americana subiram ao pódio no Four Fusion Elements MTB, disputado no último domingo (11/6), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) da cidade de Mogi Mirim (SP).

A prova foi disputada no estilo Maratona (trip trail) com muitas estradas secundárias. O trajeto de 50 km para as categorias teve três pontos de água, já o de 28 km para a categoria Turismo teve dois pontos de água. A competição teve a participação de aproximadamente 500 atletas de várias cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Os melhores resultados de Americana vieram com Jeferson Delarmina, vice-campeão na categoria Sub-35, e Ludovico Melotti, quinto lugar na categoria Veterano. Israel Melotti foi o sexto colocado na Sub-30, mesma posição de Wilson Barbosa na Sub-50. Clodoaldo Villa foi em 12º na categoria Sub-35.

A baixa ficou por conta de Peterson Neves, que liderava a prova na categoria Sub-25, e restando 5 km, a corrente da bicicleta quebrou e o atleta não pôde prosseguir. Pela primeira vez, o mountain bike fará parte do quadro oficial de modalidades dos Jogos Regionais.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Patati Patatá 24 de junho 10h em Americana SP


. É o projeto “Te Espero no Portal”, que terá um domingo especial com várias atrações – patins, bicicleta, brinquedos, pintura, etc. Atração: Show com Patati Patatá

Local: Portal de Entrada da Cidade
Portal Princesa Tecelã  Avenida Antônio Pinto Duarte, s/nº


Telefone: 3408-8010

Entrada Franca

terça-feira, 12 de junho de 2012

Conselho de Entorpecentes faz campanha na Festa do Peão


Durante a realização da Festa do Peão de Boiadeiro de Americana, o Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN) está promovendo a Campanha “Bebidas Alcoólicas e Cigarros só com RG”. O objetivo é orientar os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais e ambulantes que trabalham no recinto da festa para que não vendam bebidas alcoólicas e tabaco às crianças e adolescentes.

Todos os dias da festa uma equipe de conselheiros fará a divulgação da campanha que proíbe a venda de bebidas alcoólicas e cigarros para menores de 18 anos, com a distribuição de cartazes, visando a conscientização e o compromisso dos comerciantes para solicitarem o RG dos consumidores. 

A campanha “Bebidas Alcoólicas e Cigarros só com RG” é permanente e já foi realizada pelo COMEN em toda a cidade, com a adesão da maioria dos comerciantes.

Parceria solidária
O COMEN firmou uma parceria solidária com o Projeto Social Pescar, desenvolvido pela empresa Fibracell, para a realização de palestras aos adolescentes integrantes do projeto social de iniciação profissional da empresa. Nesta parceria, o COMEN vai ministrar palestras de prevenção ao uso nocivo de álcool e outras drogas aos alunos do curso uma vez ao mês.

Contra a gripe: vacina está disponível até o dia 16 de junho


As pessoas com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e trabalhadores da saúde têm até o sábado, dia 16 de junho, para tomar a vacina contra a gripe.

Nesta segunda e terça-feira, os postos de saúde funcionam das 7h30 às 16h30, e no sábado, das 8 às 17 horas. Na quarta, quinta e sexta-feira as unidades estarão fechadas devido ao feriado e pontos facultativos em Americana. No sábado, será o dia D de vacinação contra a pólio e a vacina contra a gripe também estará sendo aplicada.

Até o momento, foram vacinados 20.898 americanenses, dos quais 15.690 são idosos, 1.172 gestantes, 2.500 crianças entre seis meses e menores de dois anos e 1.536 trabalhadores da saúde. O número representa cobertura de 58%.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Leda Maria Ribeiro de Almeida, explicou que além de proteger a população contra a gripe A H1N1, a vacina também visa proteger contra outros dois tipos do vírus influenza.

“A vacinação reduz não só os casos de gripe como também as internações por pneumonia que é a principal complicação da gripe. Para as gestantes, a vacina é eficaz tanto para a mãe quanto para o bebê. Podendo reduzir em até 63% os casos de doenças respiratórias nos primeiros seis meses de vida da criança”, completou Leda.

Mais de 20 postos de vacinação foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Americana ao longo da campanha. Segundo o secretário de Saúde, o objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas pelas infecções decorrentes do vírus da gripe. “Estamos dando mais uma chance para o público-alvo procurar uma das unidades e tomar a vacina”, disse.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Leda Maria Ribeiro de Almeida, explicou que além de proteger a população contra a gripe A H1N1, a vacina também visa proteger contra outros dois tipos do vírus influenza. 


“A vacinação reduz não só os casos de gripe como também as internações por pneumonia que é a principal complicação da gripe. Para as gestantes, a vacina é eficaz tanto para a mãe quanto para o bebê. Podendo reduzir em até 63% os casos de doenças respiratórias nos primeiros seis meses de vida da criança”, completou Leda.



Mais de 20 postos de vacinação foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Americana ao longo da campanha. Segundo o secretário de Saúde, o objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas pelas infecções decorrentes do vírus da gripe. “Estamos dando mais uma chance para o público-alvo procurar uma das unidades e tomar a vacina”, disse.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Doadores podem procurar Banco de Sangue nesta quinta e sexta-feira


Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15 de junho), o Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi estará aberto para receber doadores das 8 às 11h30. O setor, ao contrário das demais repartições públicas que não funcionam devido ao ponto facultativo, abrirá normalmente.

A biomédica responsável pelo Banco de Sangue, Thais Cunha, pede que os doadores compareçam. “O frio, além do feriado prolongado, provocou a queda do número de doadores. Na última sexta-feira, por exemplo, esperávamos a procura de mais de 20 pessoas, mas apenas 10 doadores compareceram. É um número baixo. O Banco de Sangue atende os pacientes do hospital que precisam de cirurgia e precisamos muito de doadores".

Fabrizio Bordon, secretário de Saúde, também faz um apelo aos americanenses. “Doar sangue é um exercício de cidadania, um ato de solidariedade. Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. A doação ajuda os pacientes que vão passar por cirurgia e vitimas de acidentes de trânsito. Por isso, quem puder, compareça ao Banco de Sangue”, pediu. 

Os tipos sanguíneos que mais precisam de doadores são o B positivo, AB positivo e negativo. A biomédica explicou que o procedimento dura em média 30 minutos e que para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, ter peso acima de 50 Kg, ter idade entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos com idade de 16 e 17 anos, desde que tenha autorização do responsável.

Algumas recomendações são fundamentais ao doador: não é necessário ir em jejum, é preciso fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 4 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação.

O Banco de Sangue do Hospital Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30. O endereço é Rua Ana Almeida Pioli – Jardim Nossa Senhora de Fátima, ao lado da obra do novo Hospital Municipal.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Americana terá quatro representantes no Mundial de Kung-Fu na China em novembro

Foto
Quatro atletas da Associação Bien-Hoo/Secretaria de Esportes de Americana foram convocados para integrar a Seleção Brasileira de Kung-Fu Tradicional mais uma vez. Representando o Brasil e Americana no 5th World Traditional Wushu Festival, os atletas irão para China em novembro, de 5 a 12, na cidade de Huangshan. A convocação oficial foi divulgada dia 1 de junho.

José Carlos Barbosa, Stefanny Sampaio Barreto, Gabriela Meira e Felipe Pardinho já treinam intensivamente para o campeonato. Dos 140 atletas convocados em dezembro de 2011 para os treinos, 59 foram selecionados para compor a Seleção Brasileira, sendo 22 femininos e 37 masculinos. “Esta é a segunda vez que Gabriela, Felipe e Stefanny representarão nossa cidade e país na China e a minha é a terceira convocação, é uma emoção muito grande. Nossa convocação só se dá pelo trabalho e seriedade a qual sempre todos nós dedicamos nos treinos e o resultado com certeza aparecerá. O Estado de São Paulo é o que tem mais atletas”, explicou o atleta e professor da academia, José Carlos Barbosa.

Mas perante a grande dificuldade que é para cada atleta estar na elite do Kung-Fu, Barbosa comentou sobre o patrocínio que precisa para o evento. “Temos a ajuda da Lei do Incentivo ao Esporte mas, para este evento, com quatro atletas, não será suficiente e estamos em busca de patrocinadores. Não desanimaremos e treinaremos diariamente, em busca de excelentes resultados para Americana e para o Brasil”, finalizou.

Os quatro americanenses são alunos da Academia Bien-Hoo Shaolin de Kung-Fu, localizada na Cordenonsi. A convocação geral dos atletas pode ser vista no link: http://www.cbkw.org.br/novo/wp-content/uploads/2012/05/5th-World-Traditional-Wushu-Festival.pdf.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Americana é bicampeã da 5ª Minimaratona de Divinolândia

Nas disputas de duas provas no domingo (03/6), a equipe da Associação de Corredores de Rua de Americana e Região (Asacorre)/Secretaria Municipal de Esportes obteve diversos títulos. A principal conquista veio na 5ª Minimaratona de Divinolândia, com Americana, sendo bicampeã por equipes.

A prova com o percurso de 10 km teve o corredor Jeferson Pultrini terminando na quinta posição geral. A Asacorre fez duas dobradinhas nas categorias por faixas etárias. Leonardo Prates e Gustavo Pereira, campeão e vice, respectivamente, na categoria 20/24 anos. Mesma posição de Ronaldo do Nascimento e Barnabé de Lima, respectivamente, na categoria 40/49 anos.

Aleudo Santos (categoria 40/44 anos), Celso da Silva (categoria 55 anos) e Sueli Cruz (categoria feminino 40/49 anos) ficaram vice-campeões. Delcilei Fortunato subiu ao pódio com a quinta colocação da categoria 30/34 anos. Os resultados garantiram aos americanenses o título por equipes. Também participaram da prova os atletas Admilson Santos, Melques Costa, Luiz Santos e Eduardo Benedito.

O competidor Adriano Pereira representou o município na Corrida 10 km de Limeira e fechou a prova na terceira posição. No próximo domingo (10/3), a equipe de Americana estará competindo na 3ª Corrida de São João Batista, na cidade de Laranjal Paulista.

Eventos da Semana do Meio Ambiente visam despertar a consciência ambiental


Os eventos comemorativos ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), realizados pela Prefeitura Municipal de Americana por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), têm o objetivo de despertar a conscientização ambiental na população. Durante a Semana do Meio Ambiente, a SMA tem desenvolvido várias ações e o foco principal é o público infantil.
“Não deixamos a população adulta fora da nossa programação, mas é fato que nosso público alvo são as crianças, que cobram a mudança de atitude dos pais quando recebem orientação dos nossos educadores”, disse o secretário de Meio Ambiente, Rafael Brochi de Mattos.
No último sábado (02/06), houve a premiação das melhores esculturas de material reciclado produzidas por alunos de oito escolas, sendo quatro da rede municipal e quatro particulares. O Colégio Antares foi o vencedor, seguido do CIEP Milton Santos, da Praia Azul, e do CIEP Anísio Teixeira, do São Jerônimo.
Os três primeiros colocados receberam o troféu de participação e televisores doados pela rede de supermercados Pague Menos, parceira da SMA em várias atividades. Na manhã de segunda-feira (04/06), a equipe de educação ambiental, o diretor da unidade Dorival Scalabrin e o secretário de Meio Ambiente estiveram no Paço Municipal e na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano distribuindo material informativo aos servidores sobre as ações promovidas pela secretaria. Houve também entrega de panfletos no cruzamento da Rua Florindo Cibin com a Avenida Brasil.
Amanhã (05) e na quarta-feira (06), haverá palestras em escolas públicas e privadas, plantio, distribuição de mudas de árvores e de materiais informativos em vários pontos da cidade.



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Posto de Atendimento ao Trabalhador oferece 45 vagas de emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador – disponibiliza na próxima semana, 45 vagas de trabalho em diversas áreas. Os interessados devem comparecer ao posto, à Rua Dom Pedro II, nº 25, no Centro de Americana.
O espaço atende de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. É preciso levar os seguintes documentos: carteira profissional, RG, CPF e número do PIS. O encaminhamento para as vagas de emprego obedece critérios estabelecidos pelo empregador. Mais informações pelo telefone 3461-0289 ou no site www.maisemprego.mte.gov.br.

- AJUDANTE GERAL (SERVIÇO BRAÇAL): 07

- ASSISTENTE FISCAL: 01

- AUXILIAR DE CONTABILIDADE: 01

- AUXILIAR DE ENFERMAGEM (HOME CARE): 03

- AUXILIAR DE LIMPEZA: 01

- AUXILIAR DE MESA DE ACABAMENTO: 02

- CALCETEIRO: 01

- CARPINTEIRO DE OBRAS: 01

- COSTUREIRA (MÁQUINA RETA/BRAÇO): 05

- MECÂNICO INDUSTRIAL (TRABALHO POR 05 DIAS): 02

- MOTORISTA CARRETEIRO: 02

- MOTORISTA DE CAMINHÃO – CNH “C ou D”: 01

- OPERADOR DE MÁQUINA (MEIAS): 01

- PEDREIRO: 05

- PROMOTOR DE VENDAS: 03

- SERRALHEIRO / MEIO OFICIAL: 02

- SERVENTE DE PEDREIRO: 05

- SOLDADOR (TRABALHO POR 05 DIAS): 01

- VENDEDOR PORTA A PORTA: 01



Prefeito Diego recebe cônsul-geral da Coreia do Sul em São Paulo e representantes da Doosan


Nesta manhã (01/6), o prefeito Diego De Nadai recebeu em seu gabinete a visita do cônsul-geral da Coreia do Sul em São Paulo, Sang Shik Park, do cônsul Tae Jin Park e do coordenador administrativo da unidade consular, Sung Bum Noh. O diretor da Doosan Infracore, Dong Hoon Lee, o diretor da empresa Hyosung, Jung Hyun Lee, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Martins, acompanharam o encontro.
O grupo visitou Americana com o intuito de discutir a cooperação econômica entre a Coreia do Sul e a cidade, bem como os grandes investimentos sul-coreanos anunciados nos dois últimos anos no município, a Doosan Infracore e a Dabo. "A visita do cônsul é um desdobramento da viagem à Coreia do Sul e, se Deus quiser, até o final do ano teremos boas notícias de ampliação de investimentos", informou Diego.
"Este encontro fortaleceu ainda mais o “laço” entre os consulados brasileiro e coreano. Tivemos a chance de discutir pessoalmente aspectos gerais sobre novos empreendimentos e o parque industrial de Americana", afirmou Martins.



Cultura abre inscrição para oficina de teatro no CCL

A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana abriu, nesta sexta-feira (1º/6), inscrições para a oficina de teatro “A arte em expressão: da cena (Hamlet) ao corpo que fala”. O curso será ministrado pela atriz Juliana Gobbo e pelo ator Marcelo Porqueres.



Há vagas para 25 pessoas, a partir de 16 anos de idade. As inscrições, grátis, podem ser feitas na sede da Secretaria, à Rua das Palmeiras, nº 8, Jardim São Paulo, telefone 3408-8010. O curso vai acontecer no dia 30 de junho, das 13h às 18h, no Centro de Cultura e Lazer.



O objetivo da oficina é trabalhar compreensão e criatividade corporal e sua importância social, abrindo novos caminhos para o ator em seu jogo cênico e ampliando as suas possibilidades de discussão e reflexão dentro da sociedade. “O indivíduo que desenvolve qualquer manifestação cultural amplia os seus sentidos, aguça os seus desejos e estabelece uma relação humana com o próximo. O fazer teatral abre todas essas possibilidades, trabalhando a criatividade como ponto principal de seu desenvolvimento”, afirmou Juliana. Durante a oficina haverá aquecimento e alongamento, corpo coletivo em construção e leitura (trecho de Hamlet), imagem, partitura e desenvolvimento do coletivo da cena.



Marcelo trabalha na área teatral desde 1995, ano em que participou da fundação do Grupo Teatral Ta’lento. É também um dos fundadores do Espaço Fábrica das Artes. Desde então, vem desenvolvendo vários trabalhos sócioculturais. Atualmente é professor do curso livre de teatro do Fábrica das Artes, onde trabalha desde 2006 com a formação de novo atores.



Juliana também participou da fundação do Grupo Teatral Ta`Lento. Atriz e diretora, ganhou prêmios em festivais tanto com espetáculos do GTT como do Grupo Estopim (do qual fez parte até o ano de 2009). Desenvolve seu trabalho em escolas como arte educadora e já montou vários cursos para as redes públicas de Americana e Santa Bárbara d`Oeste. Os trabalhos de maior destaque como atriz foram as peças “O julgamento”, ”O novato”, “Orégano” Pluma e a tempestade” e “[Errantes] (Título Provisório). Como diretora, se destacou pelo trabalho “Sobre-Vivências”. Participou do Festival de Curitiba com a peça {Errantes} (Titulo Provisório).





sexta-feira, 1 de junho de 2012

CUCA inicia aulas de Peça Piloto e Pesquisa em Moda

Foto
Duas novas turmas, ao todo com 64 alunos, começaram hoje (31) os cursos de Peça Piloto e Pesquisa de Tendência e Planejamento de Coleção, no CUCA – Centro da Universidade do Conhecimento de Americana –. Os cursos serão realizados de segunda a quinta-feira, no período da manhã e à tarde, na sede do CUCA. 

O curso de Peça Piloto é voltado à criação de peças de roupas, sobretudo aos alunos que já concluíram os cursos de costura e modelagem. Segundo as professoras Laura Valério e Lurdes Vital, o curso visa também apresentar novas ideias aos que pretendem ou já possuem confecções. 

Já o curso de Pesquisa de Tendência e Planejamento de Coleção é voltado aos alunos que estudam ou que têm interesse por moda. A professora Ellen Hencklein irá ensinar como devem ser feitas pesquisas sobre as tendências de moda atuais e futuras e como planejar uma nova coleção. 

Devido à intensa procura, o CUCA está estudando a possibilidade de abrir novas turmas. O CUCA fica à Rua Anhanguera, n° 16, no centro de Americana. Informações pelo telefone 3461-4131.